Grupo Artístico

BatuKatu Núcleo de Estudos e Vivência em Música Corporal RS
BatuKatu - Artistic Group


(photos by Fabricio Simoes - Brasil)

Os cinco integrantes do Grupo Artístico do BatuKatu são todos musicistas, cada qual com suas habilidades específicas (cordas, percussão, canto e regência coral) que muito bem poderiam compor uma banda de rock, um conjunto de jazz ou de mpb. No entanto, exploram seus talentos fazendo exclusivamente música corporal a cappella, com arranjos e composições originais! A riqueza desta simbiose também se deve à bagagem trazida por eles, de experiências artísticas e pedagógicas diversas -tanto musicais como cênicas-, de vivências culturais, de pesquisas musicais e até de trabalhos e estudos em outras áreas -como ciências sociais, pedagogia, psicologia e comunicação. Além do BatuKatu, todos mantém e/ou atuam em outros projetos artísticos e também trabalham como educadores musicais e agente socioeducador.






Performers - Mini-releases





Elinka Fontanari Matusiak


A portoalegrense fundadora e diretora do BatuKatu, Elinka Matusiak, apaixonou-se pela “percussão corporal” em 2003, numa oficina com o regente paulista Eduardo Fernandes (SP), mas já trabalhava com canto coral desde 1997 e cantava desde a infância. Ainda adolescente, iniciou-se como educadora (língua inglesa) e desde então jamais abandonou o ofício, mesmo tendo incursionado por outras áreas como literatura, design, marketing e produção cultural. Em três décadas de vivência musical, já experimentou do violino ao berimbau de boca, cantou os mais diversos estilos/gêneros, compôs, arranjou e produziu, experimentou pela Licenciatura em Canto (UFRGS) e buscou formação em diversos cursos de regência e educação musical; mas foi somente na música corporal que encontrou a realização que buscava. Em 2010, conheceu Fernando Barba (Barbatuques) e o Fritos (Grupo de Estudos) de SP e conseguiu concretizar o sonho de criar um núcleo gaúcho para praticar e difundir a música corporal: o BatuKatu "Núcleo de Estudos e Vivências em Música Corporal - RS”. Atualmente, em função da maternidade, abriu mão da maioria dos trabalhos de Consultoria em Música, Produção Cultural, Relações Web (SMM) e Google AdWords (SEM) para dedicar-se principalmente à gestão do Núcleo BatuKatu e também à regência do Coral Canto Maior, que fundou há 16 anos junto a Escola Tecnica Estadual Parobé, em Porto Alegre. Como educadora e artista, defende a transdisciplinaridade, a musicalidade criativa/espontânea, a autonomia e a inclusão musical. Com o desenvolvimento de uma metodologia própria, fundamentada na experiência cotidiana das ações do BatuKatu e em vivências e pesquisas em arte, educação e culturas populares, busca colaborar para a formação de multiplicadores, praticantes e apreciadores da música corporal, que considera a mais libertadora e inclusiva de todas as formas de expressão musical.


The Porto Alegre's founder and director of BatuKatu, Elinka Matusiak, fell in love with "body percussion" in 2003, during a workshop with the choir conductor Eduardo Fernandes (São Paulo/SP), but was working with choral singing since 1997 and singing since childhood. As a teenager, she began as an educator (teaching English) and since then never left the office, and have even sunk in other areas such as literature, design, marketing and cultural production. In three decades of musical experience, he has experienced from the violin to the “berimbau-de-boca”, sang the most diverse styles / genres, composed, arranged and produced (for her projects and also other artists’), experienced by UFRGS (Federal University) the BA (Letters) in English and also in Music (Licentiate in Singing) and sought training in several courses on conducting and music education; but it was only in body music that found fulfillment she sought: In 2010, she met Fernando Barba (Barbatuques) and also “Fritos” (Study Group) - both from São Paulo/SP -  and managed to realize the dream of creating a core to practice and spread the body music: BatuKatu "Studies and Experiences in Body Music - RS". Currently, due to maternity, gave up most of consulting jobs in Music, Cultural Production, Web Relations (SMM) and Google AdWords (SEM) to devote herself mainly to the management of BatuKatu Nucleo (project supported by State Secretariat of Culture from Rio Grande do Sul, by Mario Quintana Culture House (www.ccmq.com.br) and also to conduction of "Canto Maior" Choir ("Major Sing") who founded 16 years ago with the State School Parobé in Porto Alegre. As an educator and artist, defends transdisciplinary, creative / spontaneous musicality and autonomy and also musical inclusion. With the development of a methodology, based on everyday experience of BatuKatu actions and experiences and research in art, education and popular culture, seeks to collaborate for training multipliers, practitioners and appreciators of body music, which considers the most liberating and inclusive of all forms of musical expression.



Gustavo André Lamb Toreti


Gustavo André Lamb Toreti é músico, percussionista, entrou no BatuKatu há 4 anos. É vice-diretor do Nucleo, e dentro dele integra diferentes projetos, coordenando alguns, desenvolvendo a linguagem da música corporal.
Sua trajetória na percussão tem início no contexto das baterias de equipes de gincana, na escola onde cursou o ensino médio. A partir daí integrou baterias de escola de samba de Sapiranga, sua cidade natal, e Porto Alegre, onde hoje reside; integrou banda de rock tocando bateria, integrou já mais de um projeto acústico para tocar em bares, já deu aulas de Música Corporal para escola da rede municipal de Porto Alegre. Integra, dirige e é um dos fundadores de La Comparsa, banda que, ao estilo das murgas porteñas, executa músicas de barras bravas argentinas.
Acredita na diversidade e na riqueza da cultura popular.

Gustavo André Lamb Toreti is a musician, percussionist, he joined the BatuKatu 4 years ago. He is deputy director of the Nucleo, and within it integrates different projects, some coordinating, developing the language of body music.
His career in percussion starts in the context of drum section of gymkhana’s team at the high school. From then integrated drum section of samba school in Sapiranga, his hometown, and Porto Alegre, where now lives; integrated rock band playing drums, integrated many projects to play in pubs, has already teaches Body Music classes for elementary school. Integrates, directs and is one of the founders of La Comparsa, band that perfroming songs of argentine barra bravas, the supporter groups of latin america.
Believes in diversity and richness of popular culture.



Cristiano Morales


Cristiano é Bacharel em Música com Habilitação em Violão pela Universidade Federal de Pelotas e Especialista em Educação Musical com ênfase em Música Popular pelo Grupo Unis (MG). Participou de Master Classes voltadas a prática violonística com músicos do Brasil e do mundo, além de festivais como o Festival Internacional Sesc de Música e o Festival Internacional de violão Vital Medeiros.
Já atuou como professor de violão no projeto AfinaSul de Extensão no Conservatório de Música da UFPel, na Escola Mil Vozes (PoA) e na Escola de Música e Artes - EArte (PoA). Atualmente faz parte do corpo docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) no curso Técnico em Instrumento Musical (violão), no Projeto Prelúdio e é coordenador do Conjunto de Violões do Projeto Prelúdio.
Como professor de musicalização infantil atuou no Instituto Nossa Senhora da Conceição (Pel), na Escola Corujinha (Pel), na escola Mundo dos Anjos (PoA), na escola Baby Garden (PoA) e atualmente na escola Favinho de Mel (PoA).
Além disso, teve trabalhos com grupos cênicos como no projeto Percutralha e no projeto “O cárcere da Alma Feminina”, aprovado pelo Pró-Cultura em 2013 (recebendo duas indicações em festivais por melhor trilha sonora). Em 2015, integrou o Núcleo Batukatu (PoA) para fazer parte do espetáculo do mesmo. Além destes trabalhos integrou de 2011 à 2014, como músico, o espetáculo “O Circo de Bonecos” do Grupo Tholl, tendo se apresentado em diversas cidades do Brasil.
Atualmente pesquisa na área de música corporal incentivado pelo Batukatu. Além disso, recebera instruções sobre a prática de música corporal com Fernando Barba (SP), Estevão Marques (SP), Lucas Ciavatta (RJ), Jean-Jacques Lemetre (FRA), Charles Raszl (SP), Pedro Consorte (SP), Ronaldo dos Santos (SP), Zuza Gonçalves (SP) e Pedro Iaco (SP).

Cristiano is bachelor in Music with emphasis in guitar at the UFPel and specialist in Music Education with an enphasis in Popular Music at the Grupo Unis (MG). Participated of master classes of acoustic guitar practices with musicians of the Brazil and the world, beyond of festivals like the International Festival Sesc of Music and the Guitar’s International Festival Vital Medeiros.
Already acted as guitar teacher at the Afinasul extension project of the Music’s Conservatory of the Ufpel and at EArte (PoA). Currently he does part of the teaching body of the IFRS in the Technical Course in Musical Instrument (acoustic guitar), in the Prelúdio Project and he is coordinator of the Guitar Ensemble of the Prelúdio Project.
As teacher of children’s musicalization acted in the Nossa Senhora da Conceição Institute (Pel), in the Corujinha School (Pel), at Mundo dos Anjos School (PoA), at Baby Garden School (PoA) and currently in the the Favinho de Mel School (PoA).
Beyond that, had works with scenic groups like in the Percutralha project and the “O Cárcere da Alma Feminina” project, approved in the Pró-cultura in 2013 (that received two indications in festivals for best soundtrack). In 2015, integrated the Batukatu (PoA) to make part of the its show. Beyond those works he integrated from 2011 until 2014, as musician, the show “O Circo de Bonecos” of Grupo Tholl, making shows in many Brazil’s cities.
Currently researches the relationship betwen body music and intrumental music encouraged for the Batukatu - Estudy’s Nucleo and Experience in Body Music. Beyond that, received instructions about the practical of body music with Fernando Barba (SP), Estevão Marques (SP), Lucas Ciavatta (RJ), Jean Jacques Lemetre (FRA), Charles Raszl (SP), Pedro Consorte (SP), Ronaldo Crispim (SP), Zuza Gonçalves (SP) and Pedro Iaco.



Juliana Sapper

Licenciada em Música pelo IPA e graduada em Pedagogia pela PUCRS. Em 2006 iniciou sua trajetória com a Educação Infantil e em 2009 optou por aliar esta vocação à sua grande paixão: a música, dando início a suas pesquisas em Ed. Musical. Desde então tem trabalhado como professora de música em diversos espaços de ensino formal e não formal bem como tem buscado aprimorar sua docencia por meio de cursos de formação continuada. Em relação a carreira artística integra os grupos vocais Expresso 25 e UPA no naipe de sopranos pelos quais tem a oportunidade de cantar arranjos de música popular brasileira, antiga, e de diversas diversas culturas e propostas tais como circle song. Compõe o núcleo Batukatu desde 2013 pelo qual tem podido aprender diversos grooves e ritmos com música corporal bem como participar do processo de criação de performance.

Degree in Music by the IPA and graduated in Education from PUCRS. In 2006 she began her career with the Early Childhood Education and in 2009 chose to combine this call to her great passion:. Music, beginning her research in Musical Education. Since then he has worked as a music teacher in many formal educational spaces and non-formal and has sought to improve its docencia through continuing education courses
She participated in the Symposium II and VII International Course Orff Schulwerk in Brazil promoted by ABRAORF and UCS lasting 36h From 7 to 11 January 2014. She participated with Anita Gritsch totaling 4h in 2014.She took part in the retreat Circular Music - Body Music Retreat in São Paulo, totaling 36h in 2015; She participated in the SAMPA Circle Songs promoted by SESC Vila Mariana in São Paulo, totaling 12 hours in 2015;
Regarding artistic career includes the Express 25 and UPA vocal groups in the sopranos suit by which has the opportunity to sing Brazilian music arrangements, ancient and diverse cultures and proposals such as circlesongs. Composes the core Batukatu since 2013 for which has been able to learn many grooves and rhythms with body music and participate in the creation process performance.




Márcio Leonini


Márcio Leonini é músico-educador atuante na cidade de Porto Alegre, região sul do Brasil. Começou seu interesse pela música desde jovem, formando diversas bandas de rock.
Decidiu aprimorar seus conhecimentos, investindo em sua graduação em música pelo Centro Universitário Metodista IPA e especialização em educação musical pela Universidade Feevale.
Especialista em instrumentos de cordas, toca violão, guitarra, contrabaixo, bandolim, ukulele, viola e sitar indiano.
Trabalha como músico profissional e professor de música em escolas de Porto Alegre.

Márcio Leonini is active musician - educator in the city of Porto Alegre , southern Brazil . He began his interest in music from a young age , forming various rock bands. He decided to further their education by investing in a degree in music at the Methodist University IPA and expertise in music education from the University Feevale . Specialist stringed instruments , plays guitar, guitar, bass, mandolin, ukulele, guitar and Indian sitar . She works as a professional musician and music teacher in Porto Alegre schools.




Nenhum comentário:

Postar um comentário