.
(Canal Futura - julho de 2014)
O BatuKatu Ayty* é um dos Programas idealizados pelo Núcleo BatuKatu, direcionado especialmente para “nutrir musicalmente” as famílias!
* Ayty, em algumas línguas do tupi-guarani, significa “ninho”!
O objetivo central do BatuKatu Ayty é estimular a prática da música corporal no ambiente familiar, resgatando sua importância como uma forma saudável, natural e divertida de expressão e comunicação, e, sobretudo, reforçando laços/conexões entre pais e filhos, avós e netos, irmãos, primos, dindos e afilhados, etc.
Os principais projetos deste Programa são o "BatuKatu Bebê" e o “BatuKatu Criança”.
Por ocasião do 4º aniversário do Núcleo, em outubro de 2014, famílias de Porto Alegre e Região Metropolitana tiveram a oportunidade de conhecer ambos projetos gratuitamente nas vivências inaugurais realizadas na Casa de Cultura Mario Quintana.
--- As fotos a seguir são registros destas vivências.
BatuKatu Bebê
Desde que nasce, o ser humano faz uso de diversos movimentos corporais e recursos de fonação/respiração para gerar sons especialmente para exprimir emoções, demonstrar vontades e necessidades, transformar situações, chamar atenção, enfim, para incontáveis finalidades. Muito cedo, os bebês descobrem que muitos desses sons podem ser agradáveis, divertidos, ou, no mínimo, interessantes, dependendo da forma e da frequência com que são produzidos. E logo começam a usá-los de maneiras distintas, voluntaria e criativamente, com intenções diferentes, sob circunstâncias diferentes, a cada dia. Em pouco tempo, muitos bebês adotam vários destes sons como uma forma exclusiva de comunicação com seus pais, avós, irmãos, cuidadores ou pessoas com quem tenham convívio diário. Porém, com o passar dos anos, é possível que este belo repertório próprio de sons seja esquecido, substituído por inúmeros outros meios de expressão e comunicação, além da própria fala. As ações do BatuKatu Ayty pretendem justamente transformar essa realidade, proporcionando vida longa a estes “códigos sonoros” tão preciosos e peculiares de cada família!Assim, o projeto “BatuKatu Bebê” veio unir-se ao já lançado em fase piloto “BatuKatu Criança” e dar a largada nesta proposta que “ousa” estimular o estreitamento de laços afetivos familiares por meio da música corporal!
A metodologia do BatuKatu Bebê foi basicamente desenvolvida a partir das vivências cotidianas da diretora do Núcleo, Elinka Matusiak, com suas filhas, Helena e Clara, e também de experiências vividas em mais de quinze anos junto ao público infantil.
Alternando entre estímulo e observação, a educadora valeu-se de experimentações envolvendo contato físico e visual, livre exploração de sonoridades, jogos de imitação e criação espontânea, além de brincadeiras associando sons a movimentos, imagens, cenas cotidianas, elementos da natureza, objetos, formas e cores.
O dia 1º de julho marcou a retomada deste projeto com a realização de duas vivências experimentais, na Casa Matrioska, para bebês de colo e "caminhantes" e também crianças até 3 anos!
A partir da segunda quinzena do mesmo mês, serão oferecidos encontros regulares na Casa Matrioska todas as sextas-feiras à tarde.
Mais informações pelo fone 8404.7608 ou email bb@batukatu.com.br
AGENDA 2015 ~ BatuKatu Ayty
Inscrições e informações: ayty@batukatu.com.br
JULHO
dia 01/07 (quarta-feira)
VIVÊNCIAS EXPERIMENTAIS GRATUITAS na Casa Matrioska!
14h turma A - gestantes e bebês que ainda não caminham (acompanhados da mãe e/ou pai)
16h turma B - bebês "caminhantes" e crianças até 4 anos
dia 04/07 (sábado)
VIVÊNCIA ESPECIAL na Festa de Inauguração da Casa Matrioska
14h turma única
(Obs.: Bebês de colo devem, preferencialmente, ser carregados no sling para melhor aproveitamento da vivência!)
dia 17/07 (sexta-feira)
VIVÊNCIAS EXPERIMENTAIS na Casa Matrioska!
14h turma A - bebês que ainda não caminham (acompanhados da mãe e/ou pai)
15h turma B - bebês "caminhantes" e crianças até 3 anos
PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OFICINAS/VIVÊNCIAS e AULAS REGULARES, CADASTRE-SE!
ninho@batukatu.com.br
ninho@batukatu.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário