Laboratório de Criação

O QUÊ É?

Iniciativa ímpar no RS, o Laboratório de Criação é o mais novo projeto do BatuKatu que, junto ao “BatuKatu On Tour” (lançado em fevereiro deste ano), inaugura o pilar artístico do núcleo gaúcho de música corporal, até então reconhecido por suas ações de cunho pedagógico, principalmente.

O objetivo do Laboratório é oportunizar um trabalho de experimentação e produção artística permanente, fundamentado na metodologia própria desenvolvida pelo BatuKatu e nutrido pelo potencial criativo e pelas habilidades dos participantes.

Focado na criação coletiva e na performance (cênica/musical), tendo unicamente o corpo como recurso, o projeto busca contemplar os já iniciados e interessados na prática da música corporal em caráter intensivo, dispostos a integrar futuros projetos artísticos do BatuKatu, atuando em performances e/ou contribuindo na produção de repertório específico.

A direção artística e coordenação do Laboratório de Criação estão a cargo de Elinka Fontanari Matusiak e Gustavo André Lamb Toreti, responsáveis também pela direção do Núcleo.


Para QUEM?

O Laboratório busca reunir, principalmente, artistas profissionais ou amadores (músicos em geral, dançarinos, atores, coralistas, performers, entre outros), educadores, facilitadores e praticantes de modalidades diversas de expressão corporal que associam som e movimento (como contato improvisação, capoeira, biodança, danças circulares e afins) e demais pessoas que já tenham experiência com música corporal e que demonstrem interesse e aptidão para performance e criação coletiva.
Também são pré-requisitos:
~ Disposição e gosto por trabalhar em equipe (cooperação, integração, interação);
~ Comprometimento, iniciativa e proatividade;
~ Autonomia, ousadia, desinibição ou determinação para encarar desafios e romper padrões/preconceitos;
~ Disposição ou necessidade de transformação, reinvenção e criação livre (autenticidade, originalidade);
~ Gosto ou interesse por transdisciplinaridade e interações estéticas (simbioses entre várias formas de arte/expressão);
~ Interesse e disponibilidade para dedicar-se intensamente aos trabalhos propostos, dentro e fora dos encontros (conscientização e condicionamento vocal e corporal, sensibilização artística, métodos de estudo de ritmo, técnica vocal, técnica de percussão corporal/vocal, técnicas de improvisação, entre outros).


COMO funciona?

O trabalho desenvolvido nos encontros é fundamentado na metodologia própria desenvolvida pelo Núcleo e enriquecido pelo potencial criativo e pelas habilidades dos participantes.
Os encontros partem de técnicas para desenvolvimento de habilidades específicas (percussão vocal e corporal, voz e expressão corporal), dinâmicas de criação coletiva e jogos de improvisação que buscam estimular e canalizar o potencial criativo, explorando a musicalidade instintiva e também a expressividade cênica.


QUANDO?

Os encontros do Laboratório serão realizados todas as segundas-feiras, das 19h30 às 22 horas, na Casa de Cultura Mario Quintana (Porto Alegre/RS).
Começam com duas Vivências do Processo Seletivo, nos dias 29/06 e 06/07 e seguem com encontros semanais permanentes.


~ * ~


SERVIÇO:

O QUÊ: Laboratório de Criação do BatuKatu
PRA QUEM: Jovens e adultos interessados em criação e performance de música corporal, com experiência prévia, mediante processo seletivo e entrevista.
QUANDO: Segundas-feiras, das 19h30 às 22h
ONDE: Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre-RS)
QUANTO: R$ 50 mensais

Nenhum comentário:

Postar um comentário