9 encontrao BatuKatu inicia comemoracao aniversario 3 anos


BatuKatu promove 9º Encontrão em dose dupla, neste final de semana, na Sala Marcos Barreto da CCMQ

Atividade gratuita voltada para crianças e adultos dá início às comemorações dos três anos do Núcleo de Estudos e Vivência em Música Corporal


(Registro do 3º Encontrão de 2012, na CCMQ, por Eliane Bruél)


O BatuKatu Núcleo de Estudos e Vivência em Música Corporal RS dá ínício, neste final de semana, dias 26 e 27 de outubro, às comemorações do seu terceiro aniversário com a nona edição de 2013 dos seus "Encontros de Experimentação". O evento ocorre no sábado, dia 26, a partir das 15h, dedicado exclusivamente ao público infantil, e no domingo, dia 27, ao público em geral. Ambos encontros serão realizados na Sala Marcos Barreto da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, com entrada franca.
A tarde de sábado será especialmente dedicada às crianças: às 15 horas inicia-se o encontro para os pequenos em idade pré-escolar (entre 3 e 6 anos) e às 16 horas são esperados os demais, com idades a partir dos 7 anos. Já no domingo, o público-alvo é o tradicional dos Encontrões: adolescentes e adultos de todas as idades.

Os Encontros de Experimentação do BatuKatu, conhecidos como "Encontrões", representam uma oportunidade de degustação e exploração das mais diversas formas de se fazer música coletivamente, a partir dos recursos oferecidos pelo próprio corpo – como o canto e os sons vocais diversos, percussão corporal e vocal (beatboxing), sapateado e outros. Sem pré-requisitos ou restrições de idade, os Encontrões são gratuitos e desde 2011 têm congregado dezenas de pessoas de diversas naturalidades e profissões, promovendo ricas trocas culturais e interações estéticas que ilustram o perfil eclético do BatuKatu.

Desde fevereiro deste ano, os Encontrões passaram a ser temáticos, cada qual proporcionando uma distinta experiência de ritmos e repertórios musicais. O tema especial do mês de outubro é inspirado justamente pelo Dia da Criança, celebrado no último dia 12: Criança Musical - Desenvolvendo a musicalidade da infância e o “ser criança” a partir do nosso primeiro instrumento: o corpo. 

No encontro de domingo, além dos sons peculiares que cada um sabe e costuma fazer, desde pequeno, serão lembradas as melodias e os ritmos que marcaram a infância dos participantes, resgatadas da memória por meio de jogos e dinâmicas de improvisação e criação coletiva que priorizam o lúdico e o espontâneo, tal como naturalmente ocorre na prática da música corporal. Nos encontros do sábado, as crianças serão convidadas a brincar com sons e palavras para descobrir novas formas de criar e reproduzir música. Além de explorar cada parte do corpo como um recurso percussivo, também estarão descobrindo maneiras diferentes de usar a voz para inúmeras brincadeiras musicais e cênicas, como, por exemplo, fazendo a ilustração de cenas e histórias, criadas por elas mesmas ou inspiradas em contos populares infantis e lendas tradicionais brasileiras.

Ambos eventos serão conduzidos pela coordenadora do Núcleo, Elinka Matusiak, juntamente com integrantes do Grupo de Estudos do BatuKatu. O Grupo realiza encontros regulares todas as segundas-feiras, desde o dia 25 de outubro de 2010, data que oficializou a fundação do núcleo gaúcho de Música Corporal - batizado "BatuKatu", em agosto de 2011. Integram o Grupo de Estudos, atualmente, estudantes e profissionais de várias áreas, como música, artes cênicas, artes visuais, filosofia, sociologia e pedagogia.

As INSCRIÇÕES são gratuitas e devem ser realizadas por email, necessariamente: batukaeu@batukatu.com.br
A reserva de vaga se dá pelo preenchimento da FICHA DE INSCRIÇÃO publicada no site do BatuKatu e nesta página: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHdMckMtcFZaSkZseGQ4QjJ5UFJzZFE6MQ

.:.

Saiba mais sobre estes e outros eventos do BatuKatu na página do Facebook (www.facebook.com/batukatu) ou no site oficial (www.batukatu.com.br).
Se preferir, escreva para contato@batukatu.com.br ou ligue (51)8420.7608 para outras informações!

.:.


SERVIÇO

O QUÊ?
Aniversário de 3 anos do BatuKatu - Núcleo de Estudos e Vivência em Música Corporal RS
9º Encontrão BatuKatu 2013 (Encontro de Experimentação de Música Corporal) em dose dupla!

PRA QUEM?
Todos os interessados em (re)conhecer o corpo como instrumento musical.

QUANDO?
Dia 26 de outubro, às 15 horas (crianças de 3 a 6 anos), e 16 horas (a partir de 6 anos)
Dia 27 de outubro, às 15 horas (adolescentes e adultos)

ONDE?
Sala Marcos Barreto - Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736 - Centro POA/RS)

QUANTO?
Gratuito

INSCRIÇÕES POR EMAIL:
batukaeu@batukatu.com.br


.:.


SOBRE OS ENCONTRÕES
Conhecidos como "Encontrões", os Encontros de Experimentação do BatuKatu representam uma oportunidade de degustação e exploração das mais diversas formas de se fazer música individual e coletivamente a partir dos recursos oferecidos pelo próprio corpo – como o canto e sons vocais diversos, percussão corporal e vocal (beatboxing), sapateado e outros. Sem pré-requisitos ou restrições de idade, os Encontrões tem congregado, desde 2011, centenas de pessoas de diversas naturalidades e profissões, promovendo ricas trocas culturais e interações estéticas que ilustram o perfil eclético, inclusivo e transdisciplinar do BatuKatu.
Uma das propostas do núcleo gaúcho de música corporal é, justamente, oferecer a qualquer pessoa, de qualquer idade e qualquer disponibilidade física-motora, a oportunidade de experimentar uma NOVA RELAÇÃO com a música, na qual o corpo e a musicalidade INSTINTIVA tem total liberdade para CRIAR e, naturalmente, SER a própria música que se sente/ouve/vê e faz. Priorizando o ESPONTÂNEO e o lúdico, a prática da chamada “música corporal” transcende a reprodução de ritmos ou coreografias e, por meio de dinâmicas de IMPROVISAÇÃO e composição coletiva, conduz a uma experiência prazerosa e diferenciada a cada encontro.


SOBRE O NÚCLEO BATUKATU
Iniciativa inédita no Estado, o Núcleo de Estudos e Vivências em Música Corporal - RS, batizado “BatuKatu”, é um projeto que visa a difundir e oportunizar a pesquisa e a prática desta modalidade de expressão musical por meio de encontros regulares e diversas ações de fomento e formação, tais como vivências, oficinas, seminários, festivais, projetos pedagógicos e de pesquisa. Fruto de uma idéia acalentada durante sete anos pela musicista e educadora Elinka Matusiak, o Núcleo tornou-se realidade em outubro de 2010, graças ao apoio da Escola Técnica Estadual Parobé e de Fernando "Barba", fundador e diretor do grupo Barbatuques (SP), atual referência mundial no gênero. Desde então, o BatuKatu já promoveu mais de duzentos encontros de vivência e pesquisa (semanais e eventuais) envolvendo centenas d e pessoas, entre amadores, profissionais e estudantes de áreas distintas, como artes cênicas (dança, teatro, circo), artes visuais, educação física, psicologia, arteterapia, além da música, da musicoterapia e da educação musical.
Maiores informações sobre o Núcleo: www.batukatu.com.br/p/batukatu-musica-corporal


SOBRE O GRUPO DE ESTUDOS DO BATUKATU
Desde sua fundação, o Núcleo BatuKatu tem sido representado primordialmente por seu Grupo de Estudos, cujos integrantes compartilham suas experiências nos encontros semanais, reservados à prática intensiva, experimentação e pesquisa, além de participarem ativamente de outras ações promovidas pelo Núcleo, como os Encontrões. Já passaram pelo Grupo estudantes e profissionais de áreas bastante diversas; atualmente, são sete os integrantes ativos: Claudia Dutra (dançarina, educadora e coreógrafa), Eliane Bruél (arteterapeuta, artista e arte-educadora), Elinka Matusiak (educadora, regente, cantora e produtora cultural), Francisco Litwin (ator e cantor), Gustavo Toreti (percussionista e estudante de Ciências Sociais), Juliana Sapper (pedagoga e educadora musical), Leonardo Dorneles (professor de filosofia, pesquisador musical) e Martin Weiler (engenheiro, percussionista e estudante de Música Popular).



Nenhum comentário:

Postar um comentário