Fernando Barba novamente no RS!


O Programa de Expansão do BatuKatu pelo RS apresenta:

Circuito de Oficinas de Música Corporal

"BatuKatucando com Fernando Barba"

2ª edição

5 a 12 de agosto de 2013

Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Caxias do Sul, Pelotas e Bagé




Entre os dias 5 e 12 de agosto deste ano, o Rio Grande do Sul será presenteado com a segunda edição do circuito “BatuKatucando com Fernando Barba!”
Promovido pelo BatuKatu Núcleo de Estudos e Vivência em Música Corporal - RS, o evento compreende a realização de OFICINAS DE MÚSICA CORPORAL ministradas pelo fundador e diretor do Barbatuques(SP), Fernando Barboza, em seis cidades gaúchas: Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Caxias do Sul, Pelotas e Bagé.
Reconhecido mundialmente, "Barba" estará brindando os gaúchos com um trabalho de sensibilização e aprofundamento especialmente dedicado a fomentar a criação de grupos de vivência/estudos de música corporal em cada uma das cidades contempladas neste circuito, que representam quatro das sete mesorregiões do Estado.

O principal OBJETIVO das oficinas é oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer a proposta pedagógica criada por Fernando e desenvolvida no Núcleo Barbatuques, que promove a descoberta e exploração do próprio corpo como instrumento musical, de forma essencialmente prática e coletiva. Ao mesmo tempo, pretende-se capacitar e incentiva-los a manter um trabalho de experimentação continuado, dentro dos grupos que serão criados, e enriquecer suas práticas pessoais/profissionais, aproveitando o conhecimento de forma direta ou indireta. Como fruto da experiência desta oficina e de outras atividades que o BatuKatu pretende realizar nas cidades que aderirem ao Programa, espera-se que educadores, artistas e interessados, possam, a curto ou médio prazo, vir a tornar-se também multiplicadores da música corporal, integrando a vasta rede colaborativa que já se estende por todo o Estado e o País.

O CIRCUITO inclui oficinas abertas ao público em geral, oficinas especiais para alunos das universidades parceiras bem como para os integrantes do Grupo de Estudos do Núcleo BatuKatu. Além das oficinas, será realizado o 1º Encontrão do BatuKatu em Novo Hamburgo (Encontro de Experimentação de Música Corporal) que pretende reunir adeptos e curiosos de todas as faixas-etárias!

Não há restrições ou pré-requisitos à participação nas atividades do circuito. O que importa é o interesse nesta modalidade de expressão musical/artística, a curiosidade de explorar o corpo como um recurso sonoro-musical e permitir-se experimentar uma nova relação com a música, individual e coletivamente. Também espera-se que os beneficiados por estas oficinas possam participar intensiva ou eventualmente nas atividades que serão empreendidas pelos grupos a serem criados em cada cidade, sob a supervisão do BatuKatu.

Em função da vantagem do circuito, o valor da inscrição é PROMOCIONAL e comprova ser esta uma oportunidade única e imperdível para todos os que alguma vez imaginaram conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Barbatuques ou ter o privilégio de iniciar-se nesta prática sob a tutela do próprio diretor do grupo.

:.

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA do circuito encontra-se publicada na fanpage do Facebook e no site oficial do BatuKatu: www.batukatu.com.br/p/batukatucando.html

As INSCRIÇÕES para as oficinas e para o Encontrão já estão abertas e devem ser realizadas por email: batukaeu@batukatu.com.br

As instruções para PAGAMENTO da taxa de inscrição e maiores detalhes sobre datas, horários e valores estão publicados no site:
www.batukatu.com.br/p/inscricoes-oficinas-fernando-barba-2013.html


A FICHA DE INSCRIÇÃO pode ser preenchida diretamente por este link:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHdMckMtcFZaSkZseGQ4QjJ5UFJzZFE6MQ

:.

Sobre o EVENTO:
A iniciativa faz parte do PROGRAMA DE EXPANSÃO do BatuKatu que prevê a criação e manutenção de grupos de vivência e estudos na Região Metropolitana de Porto Alegre e em todo o Interior do RS, a partir da realização de diversas ações de sensibilização e capacitação para a música corporal, enquanto expressão artística e também recurso pedagógico. O Programa foi inaugurado em agosto do ano passado, com a primeira edição deste circuito de oficinas ministradas por “Barba” que contemplou as cidades de Passo Fundo e Pelotas, além de Porto Alegre, reunindo educadores, estudantes e profissionais da música e das artes cênicas, terapeutas e demais interessados em conhecer ou explorar de maneira mais intensiva as infinitas possibilidades da música corporal.
Em agosto desde ano, o Programa se estende a outras regiões, com a realização da segunda edição do circuito "BatuKatucando com Fernando Barba" em seis cidades gaúchas: Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Caxias do Sul, Pelotas e Bagé. Serão mais de dez oficinas, envolvendo Universidades, Prefeituras e Instituições diversas.

Sobre FERNANDO BARBA:
Multi-instrumentista, compositor, arte-educador e diretor musical, reconhecido e aclamado internacionalmente, Fernando Barboza, o "Barba", é o fundador do Barbatuques - grupo atualmente considerado referência nacional e mundial em música/percussão corporal -, e desde a adolescência foi motivado pela brincadeira de transformar o corpo em instrumento musical.
Formado em Música Popular pela UNICAMP (1994) e especializado em rítmica, iniciou sua própria pesquisa em percussão corporal e a partir de 1995 começa a ministrar oficinas e a desenvolver a metodologia de ensino que culminou na criação do Barbatuques.
Com o grupo, produziu e lançou dois discos, DVD, realizou workshops e shows pelo Brasil, Europa, USA, América do Sul, África e Ásia. Trabalhou em palco e gravações ao lado de artistas como Bobby McFerrin, Keith Terry, Badi Assad e Camille, entre vários outros. Em 2003, fez a direção musical da peça infanto-juvenil “Marias do Brasil” com trilha sonora de Chico César e com ele produziu o disco da trilha, interpretada pelo Barbatuques e elenco.
Fernando tem se dedicado à direção musical do grupo e do Núcleo Barbatuques, voltado à pesquisa pedagógica da percussão corporal e música orgânica. É também colaborador do International Body Music Festival, cuja 3ª edição foi realizada em São Paulo em novembro de 2010, sob sua direção.

Sobre o Núcleo BATUKATU:
Iniciativa inédita no Estado, o Núcleo de Estudos e Vivências em Música Corporal - RS, batizado “BatuKatu”, é um projeto que visa a difundir e oportunizar a pesquisa e a prática desta modalidade de expressão musical por meio de encontros regulares e diversas ações de fomento e formação, tais como vivências, oficinas, seminários, festivais, projetos pedagógicos e de pesquisa. Fruto de uma idéia acalentada durante sete anos pela musicista e educadora Elinka Matusiak, o Núcleo tornou-se realidade em outubro de 2010, graças ao apoio da Escola Técnica Estadual Parobé e de Fernando "Barba", fundador e diretor do grupo Barbatuques (SP), atual referência mundial no gênero. Desde então, o BatuKatu já promoveu mais de duzentos encontros de vivência e pesquisa (semanais e eventuais) envolvendo centenas de pessoas, entre amadores, profissionais e estudantes de áreas distintas, como artes cênicas (dança, teatro, circo), artes visuais, educação física, psicologia, arteterapia, além da música, da musicoterapia e da educação musical.
Uma das propostas do núcleo gaúcho é justamente oferecer a qualquer pessoa, de qualquer idade e qualquer disponibilidade física, a oportunidade de experimentar uma nova relação com a música, na qual o corpo e a musicalidade instintiva tem total liberdade para CRIAR e, naturalmente, SER a própria música que se sente/ouve/vê e faz. Priorizando o espontâneo, o lúdico e a simbiose entre diversas linguagens de expressão corporal, a prática da chamada “música corporal” transcende a reprodução de ritmos ou coreografias e, por meio de dinâmicas de improvisação e composição coletiva, conduz a uma experiência prazerosa e diferenciada a cada encontro.
Maiores informações sobre o Núcleo: www.batukatu.com.br/p/batukatu-musica-corporal



. : . : . . : . : . : . : . . : . : .



Inscrições para eventos do BatuKatu: batukaeu@batukatu.com.br

Informações gerais sobre o BatuKatu: contato@batukatu.com.br
www.batukatu.com.br/p/batukatu-musica-corporal

BatuKatu no Facebook:
Evento - www.facebook.com/events/174290202740016
Flyer - www.facebook.com/batukatu/posts/517801721626995
Página (fanpage oficial) - www.facebook.com/batukatu

Site oficial:
www.batukatu.com.br


. : . : . . : . : . : . : . . : . : .



Nenhum comentário:

Postar um comentário