Barbatucando nos 4 anos do BatuKatu!

Fernando Barba (Barbatuques/SP) prestigia o 4º aniversário do BatuKatu

Circuito de oficinas e vivências contempla Porto Alegre e Região Metropolitana entre os dias 4 e 8 de novembro

foto - Fernando Barba - 5º IBMF - Istambul
(Barba conduzindo jam durante o 5ª Festival Internacional de Música Corporal, em Istambul, Turquia)


O BatuKatu Núcleo de Estudos e Vivência em Música Corporal RS, sediado na Capital do Estado, completou no último dia 25 de outubro o seu 4º aniversário. Para marcar a data, oferece a adultos e crianças uma programação especial que conta com a presença de Fernando "Barba", fundador e diretor do grupo e do Núcleo Barbatuques, de São Paulo, que estará ministrando oficinas em Porto Alegre e Montenegro. A programação, que teve início no dia 25 e se estende até o dia 8 de novembro, inclui o lançamento do programa “BatuKatu Ayty - Música Corporal para Famílias” e de quatro novos projetos do Núcleo, com atividades diversas para públicos de todas as idades, além de oficinas exclusivas para universitários, todas a custos promocionais.
Barba foi o grande incentivador e apoiador do núcleo gaúcho de música corporal, desde sua fundação, e anualmente vem ao RS para contribuir com o Programa de Expansão do BatuKatu que, nos últimos dois anos, levou oficinas a mais de sete cidades do Interior, entre elas Passo Fundo, Bagé, Pelotas e Caxias do Sul. Neste ano, o músico vem especialmente para a terceira edição do Circuito “BatuKatucando com Fernando Barba” e para endossar o lançamento dos projetos: "BatuKatu Criança", "Laboratório de Criação BatuKatu" e do inovador “Body Music Club” grupo intercontinental de estudos à distância.

PROGRAMAÇÃO:
Abrindo a programação, o sábado, dia 25, foi dedicado ao público homenageado do mês: as CRIANÇAS! Inaugurando oficialmente o Programa “BatuKatu Ayty - Música Corporal em Família”, foram realizadas vivências para bebês e crianças (de 0 até 6 anos de idade) marcando a estréia do mais recente projeto do Núcleo, intitulado “BatuKatu Bebê”. As atividades, que tiveram entrada franca, reuniram mais de vinte famílias na Casa de Cultura Mario Quintana.
Já na primeira semana de novembro, entre os dias 4 e 8, a festa continua com realização da terceira edição do Circuito"Batukatucando com Fernando Barba". Serão seis oficinas abertas ao público geral (adulto e infantil), sendo uma especial para educadores, artistas, arteterapeutas e musicoterapeutas, e mais duas exclusivas para alunos e professores de cursos superiores de Música, Musicoterapia, Pedagogia, Teatro, Dança e Artes Visuais; todas com taxas de inscrição promocionais.
Em Porto Alegre, serão realizadas três oficinas de iniciação à música corporal: duas para adolescentes e adultos, na quinta-feira (dia 06), e outra, inédita, para crianças de 5 a 12 anos no sábado (dia 8). Também no sábado, outras duas promoções inéditas: uma vivência especial para famílias, dedicada a pais/familiares com crianças a partir dos 3 anos de idade, e uma oficina de percussão corporal reservada aos iniciados e praticantes de nível intermediário ou avançado, ou interessados em integrar o “Laboratório de Criação BatuKatu”.
Na sexta-feira, dia 07, alunos e professores do Centro Universitário do IPA recebem Barba para uma oficina exclusiva. Alunos que cursam Licenciatura em Música em outras instituições devem manifestar interesse e serão chamados, caso haja vagas excedentes.
Confira a programação completa: www.batukatu.com.br/p/batukatu-4-anos
Para outras informações, acesse o folder virtual: goo.gl/tyyW9p

INSCRIÇÕES:
As oficinas com Fernando Barba, de 4 a 8 de novembro, tem diferentes taxas de inscrição, todas com valores promocionais, a partir de R$ 50. Interessados devem enviar email, identificando a oficina pretendida, para barba2014@batukatu.com.br e aguardar instruções.





FERNANDO BARBA:
Multi-instrumentista, compositor, arte-educador e diretor musical, reconhecido e aclamado internacionalmente, Fernando Barboza, o "Barba", é o fundador do Barbatuques - grupo atualmente considerado referência nacional e mundial em música/percussão corporal - e desde a adolescência foi motivado pela brincadeira de transformar o corpo em instrumento musical. Formado em Música Popular pela UNICAMP (1994) e especializado em Rítmica, iniciou sua própria pesquisa em percussão corporal e a partir de 1995 começa a ministrar oficinas e a desenvolver a metodologia de ensino que culminou na criação do Barbatuques. Com o Grupo, produziu e lançou dois discos, dois DVDs e realizou centenas de workshops e shows pelo Brasil, Europa, USA, América do Sul, África e Ásia. Trabalhou em palco e gravações ao lado de artistas como Bobby McFerrin, Keith Terry, Badi Assad e Camille, entre vários outros, e tem assinado a direção musical e/ou a criação de trilhas sonoras para teatro e cinema, como "Marias do Brasil" (CD e peça teatral, de Chico César), "O Menino e o Mundo" (longa-metragem de Alê Abreu) e "Rio 2" (Blue Sky Studios), além de vinhetas para tv e outras peças publicitárias. Fernando tem se dedicado à direção musical do grupo e do Núcleo Barbatuques, voltado à pesquisa pedagógica da percussão corporal e música orgânica e é também colaborador do International Body Music Festival, cuja 3ª edição foi realizada em São Paulo em novembro de 2010, sob sua direção.
NÚCLEO BATUKATU:
Iniciativa inédita no Estado, o Núcleo de Estudos e Vivências em Música Corporal - RS, batizado “BatuKatu”, é um projeto que visa a difundir e oportunizar a pesquisa e a prática desta modalidade de expressão musical por meio de encontros regulares e diversas ações de fomento e formação, tais como vivências, oficinas, seminários, festivais, projetos artísticos, pedagógicos e de pesquisa. Fruto de uma idéia acalentada durante sete anos pela musicista e educadora Elinka Matusiak, o Núcleo tornou-se realidade em outubro de 2010, graças ao apoio da Escola Técnica Estadual Parobé e de Fernando "Barba", fundador e diretor do grupo Barbatuques (SP), atual referência mundial no gênero. Desde então, o BatuKatu já promoveu mais de duzentos encontros de vivência e pesquisa (semanais e eventuais) envolvendo centenas de pessoas, entre amadores, profissionais e estudantes de áreas distintas, como artes cênicas (dança, teatro, circo), artes visuais, educação física, psicologia, pedagogia, arteterapia, além da música, da musicoterapia e da educação musical.
Há três anos, o Núcleo conta com o apoio da Casa de Cultura Mario Quintana e da Discoteca Pública Natho Henn (ambas instituições ligadas à Secretaria Estadual da Cultura/RS) para sediar a maior parte de suas atividades na Capital. Também conta com o privilegiado apoio, desde sua fundação, do Núcleo Barbatuques, por meio de seu diretor, Fernando Barba, que vem anualmente ao Estado para contribuir com o fortalecimento do BatuKatu e do movimento da música corporal no Brasil. Desde agosto de 2012, o Núcleo tem firmado parcerias com universidades (públicas e privadas) e prefeituras municipais para viabilizar as ações do seu Programa de Expansão pelo RS e, em abril de 2014, inaugurou o projeto "BatuKatucando pelo Mundo", com a primeira edição internacional dos seus "Encontros de Experimentação de Música Corporal" em Buenos Aires (AR), reunindo educadores, atores, dançarinos, musicoterapeutas e músicos interessados em conhecer a metodologia própria desenvolvida pelo BatuKatu.





PROMOÇÃO:
BatuKatu - Núcleo de Estudos e Vivência em Música Corporal RS
PRODUÇÃO e COORDENAÇÃO GERAL:
Elinka Matusiak - Epifanía Arte & Tecnologia
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO:
Gustavo Toreti (Vice-direção - Núcleo BatuKatu)
Juliana Sapper (integrante da Comissão Pedagógica - Núcleo BatuKatu)
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Silvia Abreu (Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing)
APOIO:
Núcleo Barbatuques
Casa de Cultura Mario Quintana - Secretaria da Cultura do Estado do RS
Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing
Centro Universitário IPA Metodista / POA (Pró-Reitoria de Extensão)
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
Grupo Everest Hotéis
TVE e FMCultura



SERVIÇO:


Oficinas de Música Corporal, com Fernando Barba (Barbatuques/SP)
PRA QUEM? Todos os públicos, desde crianças até adultos.
QUANDO? De 4 a 8 de novembro de 2014
QUANTO? Valores promocionais, a partir de R$ 50,00
ONDE? Porto Alegre e Montenegro.
Detalhes no site e no folder virtual:
Folder virtual: goo.gl/tyyW9p


CONTATO:  (51)8420.7608 (Elinka) / contato@batukatu.com.br


REFERÊNCIAS:
Reportagens:
Programa Mundo da Leitura (Canal Futura/UPF TV) - youtu.be/9NM0XV-8q_o
Ação (Globo Cidadania) - glo.bo/14QJOzS
Video-teaser:
Site e fanpage oficiais:


Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4) - 51 | 92772191 | 86272209

Nenhum comentário:

Postar um comentário