Lançamento do primeiro videoclipe do BatuKatu!





Sobre o videoclipe:

Trata-se da estréia do BatuKatu na experimentação da música corporal traduzida para a linguagem audiovisual. Ou seja, a performance/coreografia original da música foi explorada de várias formas diferentes para a criação deste videoclipe. O resultado supreendeu: ao superar o desafio de adaptação da coreografia de palco para um estúdio de pequenas dimensões, o grupo valorizou aspectos e detalhes (tanto cênicos quanto musicais) que na performance original quase passavam despercebidos, e, inclusive, criou novas cenas, revelando talentos pouco conhecidos ou pouco explorados de cada performer.
A gravação deste videoclipe já fazia parte do planejamento do grupo para 2016, mas foi especialmente motivada por uma proposta recebida para uma turnê internacional.
A captação das imagens foi feita em setembro, no estudio Velvet, em POA, por Tami da Gelatina Filmes, e também por Priya Mariana Conrad. O áudio foi gravado na manhã do mesmo dia no palco do Teatro Bruno Kiefer (CCMQ) usando somente um gravador portátil. Toda produção e o restante do trabalho foi assinado pelo próprio BatuKatu, caracterizando este registro como uma singela e autônoma primeira experiência com os recursos audiovisuais.

Ficha Técnica
Título da música: Groove das Alturas (composição: Gustavo Toreti; arranjo: BatuKatu Grupo Artistico)
Produção e direção: Elinka
Captação de imagens: Tami Rodriguez (Gelatina Filmes) e Priya Mariana Conrad
Roteiro, edição, finalização: Cristiano Morales e Elinka
Performance: BatuKatu Grupo Artístico (Cristiano Morales, Elinka Matusiak, Gustavo Toreti, Márcio Leonini e Juliana Sapper)


Sobre o Grupo Artístico:

Desde sua fundação, o Núcleo BatuKatu já realizou alguns projetos de performance pontuais, sob demanda específica, em eventos culturais públicos e também particulares (de Instituições públicas e privadas), mas somente em dezembro de 2014 surgiu a oportunidade de um primeiro projeto continuado. Assim, estreou em janeiro de 2015 o projeto "BatuKatu On Tour" diretamente na capital paulista, com uma performance de rua criada e interpretada por Cristiano Morales, Elinka Matusiak, Gustavo Toreti e Juliana Sapper. O quarteto optou por manter o projeto ativo e seguiu ensaiando semanalmente, sempre com o apoio da Developpé Escola e Cia de Dança. Em meados de 2015, o projeto "Laboratório de Criação", promovido pelo BatuKatu na CCMQ, atraiu mais interessados na performance de música corporal e assim, no início de 2016, o Núcleo ganhou mais um colaborador: Marcio Leonini, que já havia participado do Grupo de Estudos no primeiro ano, passa a integrar o então chamado Grupo de Performance. Algumas músicas já criadas para o projeto "On Tour" são adaptadas para cinco performers e o grupo começa a idealizar seu primeiro espetáculo. Em agosto, o grupo recebe um inusitado convite para uma turnê internacional e acelera seu planejamento, efetivando a parceria com a coreógrafa Siomara Kronbauer (preparação corporal e orientação cênica) e produzindo alguns videos demontrativos (com o parceiro Fabio Rodrigues) e um primeiro videoclipe artístico - que somente em dezembro será lançado oficialmente, ocasião em que será também divulgado um processo de seleção para novos integrantes.

Sobre os artistas integrantes:
Os atuais integrantes do Grupo Artístico do BatuKatu são todos musicistas, cada qual com suas habilidades específicas (cordas, percussão, canto e regência coral) que muito bem poderiam compor uma banda de rock, um conjunto de jazz ou de mpb. No entanto, exploram seus talentos fazendo exclusivamente música corporal a cappella, com arranjos e composições originais! A riqueza desta simbiose também se deve à bagagem trazida por eles, de experiências artísticas diversas, tanto musicais como cênicas, e até trabalhos e estudos em outras áreas, como sociologia, pedagogia, psicologia e comunicação. Além do BatuKatu, todos mantém e/ou atuam em outros projetos artísticos e também trabalham como educadores musicais e agente sócio-educador.
Um breve release sobre cada artista está publicado em página especial, no site do Núcleo: www.batukatu.com.br/p/batukatu-artistic-group.html



Letra do rap de "Groove das Alturas":

É o batuque do pé
É o batuque da mão
É o batuque do peito,
Baque do coração
Que eu faço sem querer
Que eu faço sem saber
Que eu faço sei porquê
Esse é o meu ser
Ser musical, ser sentimental
Ser racional, inteiro, corporal

Se o batuque é bom, sagrado e pra animá
Em pele de cabra e corpo de jacarandá
No meu próprio esqueleto é mágico demais
É o objeto mais sagrado, que ganhei dos meus pais

Se não tem atabaque, agogô ou ganzá
Não tem importância, vem com a gente brincá
É pra isso que existimos, só pela diversão
Nesse mundo tão louco
Onde o trabalha enlouquecido é considerado são



Nenhum comentário:

Postar um comentário