Novos projetos na Casa de Cultura Mario Quintana!


Núcleo BatuKatu de Música Corporal promove atividades voltadas à comunidade a partir de 28 de junho na CCMQ

Dois projetos inéditos e um consagrado preconizam o corpo como possibilidade sonora

Diversas atividades aguardam aqueles que desejarem explorar seu corpo como possibilidade expressiva. É o que propõe o BatuKatu - Núcleo de Estudos e Vivências em Música Corporal RS, que desde outubro de 2010 vem realizando atividades voltadas ao desenvolvimento da música corporal. A partir do próximo dia 28 de junho, o Núcleo dirigido por Elinka Matusiak e Gustavo Toreti, expande seu trabalho à comunidade, oferecendo três propostas, duas delas inéditas no Estado: os já tradicionais Encontrões, o Laboratório de Criação e as Oficinas de Iniciação em Música Corporal para Jovens e Adultos.
Em seu quinto ano de atividade, o BatuKatu passa a destacar, ao lado do caráter pedagógico, também o aspecto artístico, a exemplo do que propõe o Laboratório de Criação, que possibilita um trabalho de experimentação e produção artística permanente, fundamentado na metodologia própria desenvolvida pelo Núcleo e nutrido pelo potencial criativo e pelas habilidades dos participantes.
Quanto ao caráter pedagógico, destacam-se as Oficinas de Iniciação em Música Corporal para Jovens e Adultos, pela primeira vez oferecidas em Porto Alegre em caráter permanente. Representam uma oportunidade ímpar para todos os interessados em conhecer e desfrutar dos benefícios da prática da música corporal de forma continuada e sistemática, visando ampliar e potencializar experiências e conhecimentos.
Por fim, os Encontros de Experimentação do BatuKatu, conhecidos como "Encontrões", que são a principal ação de difusão e sensibilização promovida pelo núcleo gaúcho de música corporal, tem congregado, desde abril de 2011, centenas de pessoas de diversas naturalidades e profissões, promovendo ricas trocas culturais e interações estéticas. Sem pré-requisitos ou restrições de idade, os Encontrões são realizados sempre na tarde do último domingo de cada mês, sendo gratuitos e abertos a todos os interessados.
Desde a fundação, o Núcleo BatuKatu vem oferecendo gratuitamente à comunidade diversas atividades de estudos, vivência e experimentação, e também subsidiando parcialmente oficinas de iniciação e capacitação com renomados artistas, como Fernando Barba, diretor do Barbatuques/SP, com o qual já foram realizadas mais de 25 oficinas em oito cidades do Estado. Esse perfil filantrópico e humanitário ilustra a missão maior do BatuKatu e tem inspirado outros projetos pelo Brasil e até outros países, que passaram a também realizar encontros abertos e gratuitos. A maioria das atividades contemplam todos os públicos, sem restrições de qualquer tipo. Conforme Elinka Matusiak, “a proposta do BatuKatu é justamente demonstrar o quanto a música feita somente com o corpo pode ser naturalmente agregadora, acessível, inclusiva e, sobretudo, orgânica (espontânea/natural) e prazerosa para todos”.

SOBRE O NÚCLEO
Iniciativa inédita no Estado, o Núcleo de Estudos e Vivências em Música Corporal - RS, batizado “BatuKatu”, é um projeto que visa a difundir e oportunizar a pesquisa e a prática desta modalidade de expressão musical por meio de encontros regulares e diversas ações de fomento e formação, tais como vivências, oficinas, seminários, festivais, projetos artísticos, pedagógicos e de pesquisa. Fruto de uma idéia acalentada durante sete anos pela musicista e educadora Elinka Matusiak, o Núcleo tornou-se realidade em outubro de 2010, graças ao apoio da Escola Técnica Estadual Parobé e de Fernando "Barba", fundador e diretor do grupoBarbatuques (SP), atual referência mundial no gênero. Desde então, o BatuKatu já promoveu mais de duzentos encontros de vivência e pesquisa (semanais e eventuais) envolvendo centenas de pessoas, entre amadores, profissionais e estudantes de áreas distintas, como artes cênicas (dança, teatro, circo), artes visuais, educação física, psicologia, pedagogia, arteterapia, além da música, da musicoterapia e da educação musical. Há quatro anos, o Núcleo tem contado com o apoio da Casa de Cultura Mario Quintana e da Discoteca Pública Natho Henn (ambas instituições ligadas à Secretaria Estadual da Cultura/RS) para sediar a maior parte de suas atividades na Capital e, desde agosto de 2012, tem firmado parcerias com Universidades e Prefeituras pelo Interior do Estado para viabilizar as ações do seu Programa de Expansão pelo RS. Em abril de 2014, inaugurou o projeto "BatuKatucando pelo Mundo" com a primeira edição internacional dos seus "Encontros de Experimentação de Música Corporal" em Buenos Aires (AR) e, em janeiro de 2015, estreou o projeto "BatuKatu On Tour" em São Paulo, como primeira ação de cunho artístico-performático promovido pelo Núcleo. A partir de julho deste ano, o BatuKatu estará oferecendo atividades regulares para todos os públicos, incluindo bebês e crianças, em vários locais na capital gaúcha.
Mais sobre o BatuKatu: www.batukatu.com.br/p/batukatu-musica-corporal.html

Encontroes BatuKatu (foto Eliane Bruel)


PROGRAMAÇÃO


Encontrões BatuKatu
  _________________________________

Os Encontros de Experimentação do BatuKatu, conhecidos como "Encontrões", são a principal ação de difusão e sensibilização promovida pelo núcleo gaúcho de música corporal e representam uma oportunidade permanente para os que desejam experimentar e explorar as mais diversas formas de se "fazer música", individual e coletivamente, a partir dos recursos oferecidos pelo próprio corpo – como o canto e sons vocais diversos, percussão corporal e vocal (beatboxing), sapateado e outros.
Sem pré-requisitos ou restrições de idade, os Encontrões tem congregado, desde abril de 2011, centenas de pessoas de diversas naturalidades e profissões, promovendo ricas trocas culturais e interações estéticas, que ilustram o perfil eclético e transdisciplinar do BatuKatu. Sempre gratuitos, os Encontrões são realizados no último domingo de cada mês, entre as 15 e as 18 horas.
O evento consiste em uma vivência, similar a um workshop, em que o principal objetivo é oferecer uma breve, instigante e divertida aproximação ao universo da música corporal, por meio de jogos e dinâmicas de criação e improvisação, e também da tradução (para a linguagem corporal) ou releitura de ritmos e melodias diversas.
Mais sobre os Encontrões: www.batukatu.com.br/p/encontros-gratuitos.html

SERVIÇO:
O QUÊ? 1º Encontrão BatuKatu 2015 (Encontro de Experimentação de Música Corporal)
PRA QUEM? Interessados em (re)conhecer e explorar o corpo como instrumento musical
QUANDO? Dia 28 de junho, domingo, das 15h às 18h
ONDE? Sala Cecy Frank, Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736/4º andar – Centro Histórico de Porto Alegre-RS)
QUANTO? Gratuito
INSCRIÇÕES: batukaeu@batukatu.com.br (Ficha para reserva de vaga: goo.gl/UzKCbg)
INFORMAÇÕES: (51)8404.7608 ou (51)9331.9627

Laboratório de Criação do BatuKatu
 _________________________________
Com encontros semanais às segundas-feiras, entre 19h30 e 22h, o Laboratório de Criação do BatuKatu, núcleo gaúcho de música corporal, pretende inaugurar um trabalho de experimentação e produção artística permanente, fundamentado na metodologia própria desenvolvida pelo Núcleo e nutrido pelo potencial criativo e pelas habilidades dos participantes. Focado na criação coletiva e na performance, tendo unicamente o corpo como recurso, o projeto está direcionado a todos os iniciados (com experiência prévia) interessados na prática da música corporal em caráter intensivo, dispostos a integrar futuros projetos artísticos do BatuKatu, atuando em performance e/ou contribuindo na produção de repertório específico.O processo de seleção consistirá em algumas vivências de experimentação e nivelamento que oferecem aos participantes a oportunidade de demonstrar habilidades e aptidões. Coordenado por Elinka Fontanari Matusiak e Gustavo André Lamb Toreti, o trabalho desenvolvido nos encontros parte de técnicas para desenvolvimento de habilidades específicas (percussão vocal e corporal, voz e expressão corporal), dinâmicas de criação coletiva e jogos de improvisação que buscam estimular e canalizar o potencial criativo, explorando além da musicalidade também a expressividade cênica. As vivências de seleção serão gratuitas e realizadas nos dias 29 de junho e 06 de julho. Os selecionados passarão a integrar o Laboratório de Criação, dando sequência aos encontros, que seguem até dezembro.
Candidatos a participar do Laboratório devem manifestar interesse por meio de Carta de Intenção (goo.gl/forms/yqeo5TXzTj).

SERVIÇO:

O QUÊ? Laboratório de Criação do BatuKatu
PRA QUEM? Jovens e adultos interessados em criação e performance de música corporal, com experiência prévia, mediante processo seletivo e entrevista.
QUANDO? Segundas-feiras, das 19h30 às 22h | 29/06 e 06/07 Vivências gratuitas do Processo Seletivo
ONDE? Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre-RS)
QUANTO? R$ 50 mensais
INSCRIÇÕES: laboratorio@batukatu.com.br (Enviar Carta de Intenção: goo.gl/forms/yqeo5TXzTj e Ficha: goo.gl/UzKCbg

Oficina de Iniciação em Música Corporal _________________________________
A Oficina BatuKatu de Iniciação em Música Corporal, pela primeira vez oferecida em Porto Alegre em caráter permanente, integra o Programa de Educação e Sensibilização Musical do Núcleo BatuKatu e representa uma oportunidade ímpar para todos os interessados em conhecer e desfrutar dos benefícios da prática da música corporal de forma continuada e sistemática, visando ampliar e potencializar experiências e conhecimentos. A oficina será ministrada por Elinka Matusiak e Gustavo Toreti, responsáveis também pela direção do Núcleo, e é recomendada para educadores, artistas em geral (músicos, atores, dançarinos), terapeutas e demais interessados, iniciantes ou não, que buscam explorar a música corporal como recurso didático, terapêutico, de integração social/cultural, de expressão e aprimoramento artístico/performático ou mesmo lúdico.
O objetivo geral da Oficina é apresentar a música feita apenas a partir da voz e sons do corpo como ferramenta plenamente acessível para a fruição musical e o despertar da consciência corporal, da autonomia, do potencial criativo, do senso de cooperação (trabalho coletivo) e da sensibilidade musical de modo geral. A metodologia inclui exercícios, dinâmicas e jogos que despertam a sensibilidade musical e aguçam a percepção dos participantes visando atenção/prontidão, observação/repetição, criação espontânea/instantânea e composição coletiva, além de habilidades específicas como coordenação motora, próprio percepção, expressão corporal, afinação e projeção vocal.
A Oficina é oferecida em módulos, a cada dois meses, de forma a oportunizar um aprendizado continuado e vivências cada vez mais desafiadoras aos participantes. A carga horária de cada módulo é de 30 horas e serão oferecidos certificados aos que atingirem um mínimo de 75% de presença nas atividades. Não há pré-requisito para o Módulo I, que inicia em 01/07. Os módulos seguintes terão início em 28/08 e 21/10. Os encontros tem frequência semanal, sempre às quartas-feiras, das 19 às 22 horas.
Será realizada uma “AULA INAUGURAL” aberta e gratuita no dia 01/07, às 19 horas, no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana.


SERVIÇO:

O QUÊ? OFICINA de INICIAÇÃO à MÚSICA CORPORAL (módulos bimensais com encontros semanais)
PARA QUEM? Para jovens e adultos iniciados ou iniciantes na Música Corporal.
QUANDO? Quartas-feiras, das 19h às 22h. INÍCIO NOVO MÓDULO: 11/11
ONDE? Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre-RS)
QUANTO? de R$270 a R$135 por módulo (a cada dois meses)
    Formas de pagamento: 2x de R$135 ou R$230 à vista (desconto de 15%)
    ESTUDANTES tem direito à meia?bolsa (50%): R$ 135 (ou 2x R$70)
    EDUCADORES tem direito à bolsa parcial (30%): R$ 189 (ou 2x R$90)
INSCRIÇÕES: oficinas@batukatu.com.br (Ficha para reserva de vaga: goo.gl/UzKCbg)




REFERÊNCIAS:
Reportagens:
Programa Mundo da Leitura (Canal Futura/UPF TV) - youtu.be/9NM0XV-8q_o
Ação (Globo Cidadania) - glo.bo/14QJOzS
Site e fanpage oficiais:

MAIORES INFORMAÇÕES:
contato@batukatu.com.br
(51)8404.7608 | (51)9331.9627

Crédito das fotos: Eliane Bruél

Assessoria de Imprensa
Silvia Abreu (MTB 8679-4) | (51) 9277.2191 - 8133.6787 | 20.06.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário